No conjunto de orientações enviadas pelo Ministério da Educação às Escolas para o ano letivo 2020-2021, encontra-se a necessidade de se preparar e manter uma estrutura de Ensino à Distancia.
Depois da experiência do ano letivo anterior foi-nos possível identificar algumas áreas a melhorar, nomeadamente ao nível do acesso à Classroom e às suas funcionalidades, uma vez que a utilização de emails pessoais fora da “GSuite para a Educação” impõe algumas limitações.
Assim foi decidido a criação de um email institucional para todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos no domínio AEMS.PT e que terá o formato Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Este email além de permitir a identificação de forma inequívoca perante os professores e os colegas, o acesso simplificado às videoconferências e a outras funcionalidades apenas disponíveis para utilizadores do domínio GSuite/AEMS.
O email institucional permite um acréscimo da segurança face às outras soluções pessoais, visto que está sujeito às regras para a educação, além de ser possível ao Agrupamento definir algumas condições de utilização.
Com esta solução:
- Não há recolha de dados pessoais, nem a criação de perfis. Ao contrário das contas pessoais, não há necessidade de dar informações pessoais para a abertura da conta;
- Não há apresentação de publicidade;
- Não há a possibilidade de receber ou enviar mensagens fora do domínio AEMS.PT. Ao utilizarem o email institucional, os alunos estão impedidos de receber ou enviar mensagens para outros emails que não terminem em @AEMS.PT, pelo que todas as mensagens têm origem ou destino professores e colegas;
- Visto que a conta está no domínio AEMS.PT, caso seja detetado algum problema de segurança o Agrupamento tem a possibilidade de bloquear, eliminar ou reconstruir a mesma;
- A conta está sujeita a condições especiais de Privacidade e Segurança.
Instruções para aceder à conta:
Abra o endereço do Gmail
Introduza o endereço de email enviado (no exemplo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e clique em Seguinte
Introduza a Palavra-passe e clique em Seguinte.
No caso de utilização autónoma por parte do aluno, os dados de acesso (nome de utilizador e palavra-passe) devem-lhe ser facultados.
Perguntas e respostas?
P. Quem pode utilizar a conta de email?
R. O aluno, o seu encarregado de educação e os pais.
P. Preciso de completar o perfil da conta?
R. Não!
P. Como posso recuperar a palavra-passe?
R. Deverá solicitar ao Docente/Diretor de Turma e ser-lhe-à enviada pelo Administrador do domínio.
P. O meu educando pode utilizar a conta para se registar em sites ou aplicações?
R. Não! Uma vez que este tipo de regista passa pela receção de um email de confirmação, tal não será possível uma vez que não recebe emails exteriores ao domínio aems.pt
P. A conta fica ativa até quando?
R. Neste momento não há um prazo definido, contudo será eliminada se o aluno for transferido.
P. Quando uma conta é eliminada o que acontece à informação que ela contém (emails, documentos, imagens...)?
R. Será eliminada permanentemente.
P. Gostaria de transferir ou fazer uma cópia da conta institucional antes que esta seja eliminada, É possível?
R. Sim! A Google disponibiliza um conjunto de ferramentas que torna isso possível.