Vale da Amoreira

Freguesia desde 1988. A partir de 2013 integra a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira - Terrirório 244 ha - População: 9.864 habitantes (censos 2011)
vdaamoreiraBrasão
Escudo de ouro, amoreira arrancada de negro, folhada de verde e frutada de púrpura; em chefe, duas candeias de vermelho, acesas do mesmo, a da dextra volvida. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas, " VALE DA AMOREIRA ".


História
O Vale da Amoreira é a mais jovem freguesia do concelho da Moita, caracteristicamente urbana. Foi criada em reunião plenária da Assembleia da República de 11 de Março de 1988 e a sua elevação a freguesia consta do Diário da Assembleia da República, I Série, n.º 62 de 12 de Março de 1988 e foi publicado como Lei no Diário da República I série n.º 119 de 23 de Maio de 1988.
Esta freguesia pertenceu à Baixa da Banheira até 1988, altura em que se tornou independente.
va1O seu núcleo mais antigo remonta a meados do século XIX, mas teve um crescimento muito lento até 1974, altura em que conhece uma violenta explosão demográfica. Esta explosão demográfica permitiu um rejuvenescimento da população que faz com que, atualmente 40% dos habitantes de Vale da Amoreira sejam jovens com idade inferior a 25 anos. Esta riqueza em população jovem e sobretudo a diversidade de origens e de culturas são a maior riqueza da freguesia de Vale de Amoreira, que tem neles a sua maior esperança de futuro.
A população de Vale de Amoreira é de 55% de descendentes de portugueses e de 45% de descendentes de africanos. Destes 50% são de origem angolana, 30% de cabo-verdianos, 10% de guineenses, 8% de moçambicanos e 2% de santomenses.


Atividades económicas: Comércio
Festas e Romarias: Festas Multiculturais do Vale da Amoreira
Artesanato: Africano